Artigo: Perfumes

 

Você já deve ter lido na descrição de um perfume, uma lista de notas de cabeça, notas de corpo e notas de fundo que compõe a fragrância. Mas você sabe o que isso significa?

Vamos explicar!

Um perfume é resultado de uma mistura de muitas essências, são mais de 75. Por essa razão, ele é composto por notas, sejam notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo. Essas notas são divididas em etapas de acordo com o tempo de evaporação de cada uma delas quando em contato com a pele.

Essas notas são divididas em:

Notas de Cabeça: é a primeira impressão que se tem do perfume. Como as moléculas são menores, em menos de três minutos, elas evaporam. As notas de cabeça, ou de saída são as primeiras que você vai sentir. Logo que você abre o frasco de perfume. Ou seja, aquela primeira impressão. Essas notas vão sumir rápido, então uma dica importante: quando você for experimentar um perfume numa loja, borrife num papel ou na sua pele e vá dar uma volta. Logo o aroma vai mudar e pode não ser tão bom quanto você imaginava. Ou até melhor.

Notas de Coração: é o verdadeiro cheiro do perfume e se mantém na pele de cinco a oito horas.As notas de corpo (também chamadas de notas de coração) são intermediárias, mais encorpadas. Duram mais que a primeira e definem a personalidade, a identidade do perfume.

Notas de fundo: é o rastro do perfume, são as notas que dão corpo. São Feitas de moléculas mais pesadas, são as últimas a irem embora, podendo durar até vinte e quatro horas. Essas ficam no fixador. Vão durar bem mais, impregnar na pele. São notas densas que definem o cheiro.

 

Quando se fala que uma fragrância é cítrica ou amadeirada, o que está se fazendo e classificando sua família olfativa. A classificação de um perfume é feita sempre de acordo com as notas de coração.

Existem nove principais famílias olfativas, são elas:

1- Cítrica : fragrância fresca, que leva ingredientes como limão, laranja, lima e bergamota. É leve e combina com um perfil esportivo. Devido a sua rápida evaporação, as fragrâncias cítricas são normalmente usadas nas notas de cabeça pois são o primeiro cheiro percebido pelo olfato.

2- Florais: são perfumes mais românticos e delicados, extraídos como o nome disse de flores como jasmim, violeta, gardênia, etc. As notas florais são muitas vezes usadas para notas de coração. 

3- Madeiras: notas de madeira são secas, quentes e elegantes,como o Patchouly, cedro, Vetyver , Sândalo e muitas outras.

4- Aldeídos : Sem base natural as essências são produzidas em laboratório. Os aromas aldeídos são suaves e redondos, remetem à limpeza, como a roupa de cama recém-lavada ou o frescor da brisa da praia. Muitas vezes são misturados com especiarias como canela e gengibre.

5- Animais : facilmente reconhecidas pelo cheiro de almíscar ou âmbar, as fragrâncias de animais são hoje produzidas em laboratório.

6- Chypre : clássico da perfumaria, resulta de um acorde básico de madeira, musgo de carvalho e floral, combinado às vezes com couro ou frutal.

7- Orientais : fragrâncias fortes que combinam com a noite. Harmonizam o calor das especiarias, como cravo, canela e cardamomo, com essência de baunilha e notas balsâmicas e doces.

8- Frutas e Flores : são fragrâncias frescas, que vão bem durante o dia. As frutas predominantes são o abacaxi, maçã, pêssego e cereja. O lírio, assim como outras flores de aroma suave são as mais utilizadas.

9- Fougére : o conceito nasceu de uma estrutura baseada em notas cítricas (de cabeça) e musgo de carvalho com gerânio (notas de coração), resultando num interessante contraste entre leve e quente. A versão aromática é enriquecida com blends herbais como thymo, salvia, menta, lavanda, manjericão e alecrim. São menos voláteis que as fragrâncias cítricas porque unem frescor a caráter.

Quando você for escolher um perfume lembre-se que logo que o perfume é aplicado é preciso alguns minutos para as notas de cabeça evaporarem e as notas de coração (o verdadeiro cheiro) se sobressaírem, portando se quiser saber o cheiro do perfume espere alguns minutos

Outra dica é que a química e oleosidade natural da pele reagem com as essências do perfume, fazendo com que ele nunca fique igual de pessoa para a pessoa, portanto escolha seu perfume sempre depois de colocá-lo em sua pele.

Por fim faça uma pré-seleção de, no máximo, cinco perfumes para depois prová-los. Aromas de tipos diferentes são mais fáceis de distinguir do que cheiros parecidos.